Antigo Hospital

image

image

 

Ao abrigo da candidatura realizada ao Programa Modelar, primeira fase, a Santa Casa da Misericórdia de Baião, pretende criar um equipamento de apoio à população, com a prestação de cuidados de saúde, de modo a colmatar as necessidades identificadas no que respeita ao âmbito dos cuidados continuados integrados, na área geográfica onde está implementada, Região do Tâmega, NUT III.

A Unidade de Cuidados Continuados de média e longa duração, será uma unidade de internamento, de carácter temporário ou permanente, num espaço físico de excelência, para a prestação de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, a pessoas com perda transitória de autonomia, potencialmente recuperável, bem como a pessoas com diferentes níveis de dependência, que não reúnam condições para serem cuidadas no seu domicílio. De um modo geral, pretende-se garantir ao paciente o recolhimento e bem-estar necessário à sua recuperação.

A Unidade de Cuidados Continuados será implantada na área de terreno envolvente ao edifício hospitalar, no centro da Vila de Baião, e terá uma área bruta de construção de 2660m2, dividida por dois pisos.

O edifício terá no piso 1 uma ala de média duração, que terá capacidade para 15 camas (três quartos individuais e seis duplos), e uma ala de longa duração, que terá capacidade para 24 camas (quatro quartos individuais e dez duplos). Paralelamente à unidade, será criada uma outra ala onde funcionará a Fisioterapia, quer para a prestação de serviços ao exterior, quer para os utentes da unidade de cuidados continuados.