Terceira Idade - Resposta Social

A Santa Casa da Misericórdia de Baião, possui dois Lares de Idosos, um em Campelo – Lar de S. Bartolomeu, com capacidade para 65 Idosos, e um outro em Santa Marinha, com capacidade para 30 Idosos.

Os Lares destinam-se a pessoas idosas, com mais de 65 anos de Idade ou outras, em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia.

Como objectivos principais, os Lares pretendem acolher pessoas idosas ou outras, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permite permanecer no seu meio habitual de vida; assegurar a prestação dos cuidados adequados à satisfação das necessidades, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência; proporcionar alojamento temporário, como forma de apoio à família; criar condições que permitam preservar e incentivar a relação inter-familiar; encaminhar e acompanhar as pessoas idosas para situações adequadas à sua situação.

Nesta Resposta Social, para além das actividades de vida diária, de higiene e conforto e enfermagem, promovem-se actividades Sócio-culturais, integradas no Plano de Animação Sócio- cultural anual da Instituição, bem como actividades diárias de animação e actividades desportivas.

De uma forma geral, com os Lares de Idosos, a Santa Casa da Misericórdia de Baião pretende contribuir para a melhor integração da população idosa do Concelho, num espaço social, na defesa dos seus direitos, sendo o idoso encarado na sua vertente mais global, isto é, como total agente de direitos e deveres, nas diferentes áreas que ocupa, quer na Saúde, Segurança Social, Actividades de Vida diária e lazer.

 

Outras Notícias