Deficiência - Resposta Social

A Santa Casa da Misericórdia de Baião possui dois Centros de Actividades Ocupacionais, um em Chavães- Ovil, com capacidade para 30 utentes, e um outro em Mesquinhata, com capacidade para 25 utentes.

Os Centros de Actividades Ocupacionais, destinam-se a indivíduos portadores de deficiência ligeira e/ou profunda, maiores de 16 anos, do Concelho de Baião.

Esta Resposta Social pretende estimular e facilitar o desenvolvimento possível das capacidades remanescentes das pessoas com deficiência; facilitar a sua integração social, bem como o encaminhamento das mesmas, sempre que possível, para programas adequados de integração socioprofissional.

Estas estruturas visam proporcionar aos utentes/clientes a realização de actividades ocupacionais; participação em acções culturais, gimnodesportivas e recreativas, bem como o apoio técnico permanente nos planos físico, psíquico e social, por forma a aferir o projecto de vida definido para cada utente, com objectivo de maximizar as competências necessárias à valorização pessoal e social de cada um, ao seu equilíbrio emocional e integração social.

Os Centros de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Baião, têm como actividades diárias, a educação física, a educação musical, snoezelen, hidroterapia, actividades lúdicas e académicas, artes, dinâmicas de grupo, sessões de movimento, dança e hipoterapia.

Estas actividades resultam de uma avaliação prévia, por parte da equipa técnica, ao nível das capacidades individuais e gostos dos utentes/clientes da resposta. Ao mesmo tempo, a equipa técnica supervisiona o desempenho dos utentes/clientes, avaliando o grau de satisfação na realização das actividades.

Paralelamente a estas actividades, é desenvolvido um Plano de Actividades Sócio-Culturais, comum às valências da Instituição, como é exemplo a comemoração do Carnaval, Páscoa, S.João, Natal,entre outras, bem como actividades mais específicas dos Centros, tais como intercâmbios institucionais, actividades desportivas, exposições, passeios, entre outros.

 

Outras Notícias