Ajudas Técnicas

Ajudas Técnicas – O que são?

As que constam da lista homologada pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência e que dizem respeito aos serviços, produtos, dispositivos, equipamentos ou sistemas de produção especializada, ou disponíveis no mercado, destinado a prevenir, compensar, atenuar ou neutralizar as limitações na actividade quotidiana.

Banco de Ajudas Técnicas da Santa Casa da Misericórdia de Baião

O Banco de Ajudas Técnicas da Santa Casa da Misericórdia de Baião consiste na cedência de diversos equipamentos (ajudas técnicas), a residentes do Concelho de Baião que, por motivos de perda de autonomia física ou psicológica, delas necessitem, bem como o apoio técnico que poderá ser prestado por profissionais qualificados da Instituição.

Os interessados nestas ajudas poderão solicitá-las através do preenchimento de um formulário para o efeito.

A decisão da atribuição da ajuda técnica, será fundamentada de acordo com alguns critérios, tais como, a existência do equipamento no Banco no momento do pedido; situação socioeconómica, familiar e habitacional do requerente e o grau de urgência da ajuda técnica.

A cedência dos equipamentos poderá ter como contrapartida o pagamento de uma taxa de utilização, que será calculada com base numa capitação, constante no Regulamento do Banco.

Ajudas Técnicas: Andarilho; Cadeira de Rodas; Cama articulada com colchão tripartido e grades laterais; Canadianas; Colchão anti-escaras, entre outros.

Apoio Técnico: Formação na utilização dos equipamentos; Formação para o cuidador (posicionamento na cama do beneficiário, higiene pessoal, uso de fralda, entre outros); venda de material/produtos de higiene e de cuidados pessoais (fraldas, por exemplo), conforme tabela existente na Clínica Médica.

Outras Notícias