RSI - Rendimento Social de Inserção

Gabinete de RSI

No âmbito do protocolo celebrado, em Abril de 2005, com a Segurança Social, foi criada uma equipa de acompanhamento da prestação RSI. Trata-se de uma equipa multidisciplinar integrada por uma Educadora Social, uma Assistente Social, uma Psicóloga e dois Ajudantes de Acção Directa. 

O que é?

O RSI consiste numa prestação, incluída no subsistema de solidariedade no âmbito público de segurança social, e num programa de inserção, de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares, apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária (informação mais detalhada).

A equipa acompanha cinco freguesias do concelho de Baião: Campelo, Gôve, S. João de Ovil, Loivos do Monte, Teixeira e Viariz, num total de cerca de 180 famílias

image

Em termos de acompanhamento, a equipa técnica efectua as seguintes diligências:

Análise dos processos a fim de determinar, de uma forma global, quais as principais problemáticas vigentes, bem como, a caracterização específica de cada agregado familiar.

Análise dos processos a fim de determinar, de uma forma global, quais as principais problemáticas vigentes, bem como, a caracterização específica de cada agregado familiar.

Efectua visitas domiciliárias para obtermos um conhecimento mais aprofundado da realidade dos beneficiários.

Assegura o cumprimento do programa de inserção previamente contratualizado com os beneficiários, que incide essencialmente nas seguintes áreas: <strong>Mercado de trabalho, escolarização, Higienização educacional e Gestão de recursos</strong>.

Ainda de referir, que a equipa de acompanhamento ao RSI promove acções de sensibilização no sentido de promover nas famílias um maior conhecimento sobre as problemáticas, de forma a desenvolver as suas competências pessoais e sociais.

Outras Notícias